Pesquisar:
Perguntas e Respostas

1. Os novos anticoncepcionais orais podem apresentar risco mais elevado para doença tromboembólica?
Aparentemente sim. O risco para doença cardiovascular relacionado com os anticoncepcionais orais com baixa dose de estrogênio é muito pequeno, e tanto as apresentações antigas como as mais recentes são muito seguras. Recentemente foram introduzidos no mercado alguns anticoncepcionais chamados progestágenos de "terceira geração", que contêm desogestrel ou gestodeno. Esses novos progestágenos foram desenvolvidos, em parte, porque ofereciam a possibilidade de diminuir ainda mais o risco cardiovascular. Todavia, dados epidemiológicos indicam que o risco para doença tromboembólica é aproximadamente duas vezes maior com esses novos progestágenos, mas essa diferença, embora aparentemente real, é muito pequena.
Por outro lado, a doença cardiovascular relacionada com a pílula é incomum, e não parece aumentar com os progestágenos de terceira geração.
Para se ter uma ideia do risco de tromboembolismo, segue abaixo alguns índices:
- não usuárias de pilula = 5 a cada 100.000 mulheres
- usuárias de pilula de 2ª geração = 1 a cada 100.000 mulheres
- usuárias de pilula de 3ª geração = 25 a cada 100.000 mulheres
- mulheres gestantes = 56 a cada 100.000 mulheres

2. Os anticoncepcionais orais combinados causam câncer?
Não há nenhuma prova de que os anticoncepcionais orais causem os tipos mais comuns de câncer. Na verdade, os anticoncepcionais orais ajudam a prevenir dois tipos de câncer: o câncer de ovário e o câncer de endométrio.
Alguns estudos concluíram que o câncer de mama e de colo uterino são mais comuns em algumas mulheres que usaram anticoncepcionais orais; outros estudos não concordam com isso. Pesquisas adicionais sobre este assunto estão sendo realizadas no momento.

3. A mulher deve fazer uma pausa no uso de anticoncepcionais orais depois de um certo tempo?
Não. Não há evidências de que a pausa tenha efeito benéfico. Esta prática pode levar a uma gravidez não desejada.

4. A pílula causa malformação nos bebês? O feto pode ser prejudicado se uma mulher grávida toma a pílula?
Não, há estudos que mostram que os bebês concebidos depois da mulher ter parado de usar anticoncepcionais orais não apresentaram deformidades por causa da pílula.
Além disso, se uma mulher toma algumas pílulas acidentalmente estando grávida, elas não causarão malformações nem abortos.

5. A pílula pode tornar a mulher estéril?
Não. As mulheres que engravidaram antes de tomar a pílula poderão ficar grávidas de novo quando pararem de tomá-la.
Em algumas mulheres, a menstruação pode levar alguns meses para retornar normalmente.

6. A mulher pode tomar a pílula durante toda a sua vida reprodutiva?
Sim. Não há idade mínima ou máxima. Os anticoncepcionais orais podem ser um método apropriado para a maioria das mulheres, de todas as idades até a menopausa.
Todavia, as fumantes com 35 anos ou mais não devem usar anticoncepcionais orais combinados enquanto não pararem de fumar.

7. A mulher pode tomar a pílula mesmo que não tenha tido filhos?
Sim. Tanto as mulheres com filhos como as que nunca os tiveram podem tomar a pílula com segurança.

8. A mulher deve submeter-se a uma consulta ginecológica antes de começar ou continuar usando a pílula?
A consulta ginecológica é fundamental para se indicar o uso ou não da pílula

9. A pílula faz com que a mulher se sinta fraca?
Não. A pílula não causa fraqueza. De fato, ela ajuda algumas mulheres a se sentirem mais fortes porque previne anemia. A mulher que usa a pílula perde menos sangue menstrual do que as outras mulheres. É assim que a pílula previne anemia.
A mulher pode sentir-se diferente ao tomar a pílula e queixar-se disso como fraqueza, ou ela pode ter outros problemas que a fazem sentir-se fraca. Ela deve continuar tomando a pílula e procurar um serviço de saúde para saber a razão da fraqueza.

10. Se a mulher usa a pílula por muito tempo, ela terá proteção contra gravidez quando parar de tomá-la?
Não. Uma mulher está protegida contra a gravidez somente enquanto está usando as pílulas corretamente.

11. Uma mulher que fuma pode usar a pílula?
Mulheres com menos de 35 anos que fumam podem tomar pílula. As mulheres com 35 anos de idade ou mais devem optar por outro método.
Mulheres com 35 anos ou mais que não pararam de fumar poderão tomar pílulas somente de progestágeno. Todas as fumantes devem ser aconselhadas a parar de fumar.

12. O que devo fazer se esquecer de tomar 1 pílula?
Caso você se recorde nas primeiras 12 horas do esquecimento, tome a pílula esquecida e siga normalmente a seqüência da cartela.
Caso tenha ultrapassado 12 horas, despreze a pílula esquecida tome a do dia, e utilize preservativo em suas relações, até o término da cartela, pois você provavelmente não está protegida.

13. O que devo fazer se esquecer de tomar mais de 1 pílula ?
Despreze as pílulas esquecidas e siga normalmente a seqüência da cartela. e utilize preservativo em suas relações, até o término da cartela, pois você provavelmente não está protegida.

14. Estou nos primeiros 3 meses de uso da pílula e estou tendo um sangramento vaginal discreto, o que devo fazer?
Não se preocupe, pois provavelmente você está tendo uma manifestação clínica chamada escape, que surge nos primeiros 3 meses de uso, e deve ser entendido como uma adaptação de seu corpo aos hormônios da pílula. Caso persista, contate seu médico.

15. Tenho menstruado pouco e por poucos dias desde que iniciei o uso de pílulas, isto é normal ?
A pílula anticoncepcional pode levar tanto a diminuição do fluxo menstrual como dos dias, não sendo isto nenhum problema médico.

16. As pílulas são todas iguais?
Não, no mercado brasileiro existem vários tipos de pílulas, e a diferença está no tipo de hormônio e na sua concentração, portanto, a pílula que serve para uma mulher pode não ser servir para outra, o que significativa dizer que cabe ao médico a escolha da melhor pílula.





Ref.: Manual de Anticoncepção 2015 - FEBRASGO

Atualizado agosto 2016