Pesquisar:
Os métodos contraceptivos são classificados em dois grupos principais; reversíveis e definitivos.

Métodos Reversíveis
São métodos que uma vez interrompido seu uso não há mais mais nada que impeça uma relação sexual de resultar em uma gravidez.

Métodos Naturais
Todos eles visam evitar a relação sexual durante a ovulação e nos dias imediatamente anteriores e posteriores a ela.

- Tabelinha
A tabelinha está entre os métodos não confiáveis. Este método consiste em abster-se do ato sexual no período fértil.

- Coito interrompido
O coito interrompido é um dos métodos menos confiáveis. Este método se caracteriza pela retirada do pênis da vagina antes de ocorrer a ejaculação.

Métodos de Barreira

Condom (Camisinha)
Mais prático que o diafragma, tão eficiente e inócuo quanto ele, é o condom, a popular “camisinha de Vênus”. É o método anticoncepcional masculino mais antigo. Serve para impedir a passagem dos espermatozoides para o útero.
A camisinha é utilizada, principalmente, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, tais como gonorreia, sífilis e AIDS.

- Camisinha feminina
A camisinha feminina é uma alternativa para a mulher no controle de sua proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e gravidez. O preservativo descartável em material resistente, macio e transparente, reveste a vagina e deve ser usado pela mulher durante a relação sexual. A mulher pode inseri-lo até 8 horas antes da relação e não é necessário a retirada do preservativo imediatamente após o ato sexual.

Diafragma
O diafragma é uma tampa de borracha ou de silicone flexível, que a mulher mesmo coloca, no fundo da vagina, momentos antes da relação sexual. O diafragma impede que o espermatozoide atinja o útero.

Método Mecânico
DIU
O DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais usados. O Dispositivo Intra-Uterino (DIU) é um dispositivo colocado dentro do útero para prevenir a gravidez. A ação contraceptiva do DIU é baseada na liberação de sais de cobre pelo filamento que reveste a haste. O tempo médio de permanência do DIU no útero é de cinco anos.


Métodos Hormonais
Os métodos hormonais apresentam substâncias sintéticas (estrogênios e progestagênios) com propriedades semelhantes aos hormônios naturais produzidos pelo organismo.

- Pílula combinada
O método de contracepção reversível mais confiável é a pílula. O tipo mais usado é chamado de pílula combinada. Essa pílula contém dois tipos de hormônio que são muito similares aos hormônios naturais que são produzidos no organismo da mulher.

Atualmente, mais de 60 milhões de mulheres no mundo estão usando a pílula.

- Minipílula
As minipílulas são pílulas que contém somente um tipo de hormônio. Se a mulher usar somente a minipílula como método e não estiver amamentando, existe um grande risco de engravidar. É um bom método para ser utilizado durante a lactação.

- Injetável
O injetável é uma injeção à base de hormônios femininos e assim como a pílula é um método eficaz. Alguns injetáveis são usados com aplicações mensais e outros, trimestrais.

- Implante (Implanon)
O implante é um bastonete que libera progestagênio lentamente durante um período prolongado podendo proporcionar contracepção por 3 a 5 anos após a implantação subcutânea. A inserção do bastonete é bem simples e fácil, deve ser colocado pelo seu médico.

Mirena
MIRENA® é um sistema intrauterino, ou seja, é um mecanismo colocado dentro do útero, que libera hormônio para a contracepção, para a prevenção do aumento anormal do endométrio (camada interna do útero), durante a terapia de reposição com estrogênios na menopausa, e para o tratamento de alguns tipos de sangramento uterino. Em todas as indicações deve necessariamente ser prescrito, inserido e acompanhado por médico. L.BR.WH.2011-12-19.0645


Métodos Definitivos
A esterilização voluntária é o método de prevenção da gravidez mais difundido no mundo inteiro. Mais de 90 milhões de mulheres e homens já se submeteram a esse processo.

- Ligadura Tubárea
Consiste na ligadura ou obstrução das trompas de Falópio impedindo o encontro do espermatozoide com o óvulo.

· Vasectomia
Secção e bloqueio dos canais que transportam o espermatozoide, através de uma única abertura na bolsa escrotal. O tempo de cirurgia é de apenas 10 minutos e o paciente volta para casa logo após a cirurgia.

fonte: Manual de Anticoncepção 2015 - FEBRASGO
atualizado 17 de agosto 2016