Pesquisar:
P: O que é vasectomia?
R: Vasectomia consiste na obstrução mecânica do canal deferente (canal que transporta os espermatozóides) evitando que eles sejam expelidos durante a ejaculação.

P: Como ela é realizada?
R: Ela pode ser feita de duas maneiras, a primeira conhecida como Tradicional, que se utiliza de bisturi e fio de sutura, e a Vasectomia Sem Bisturi ou Chinesa, que aborda os canais deferentes por um pequeno orifício na pele, sem o uso de bisturi, através de instrumental específico, não havendo necessidade de utilização de fio sutura.

P: A vasectomia é mais simples do que a Laqueadura?
R: Sem dúvida. Ao contrário da laqueadura a vasectomia é um procedimento ambulatorial, não requer internação e é altamente eficaz pois pode-se constatar seu sucesso pela ausência de espermatozóides no ejaculado através de exames (espermograma pós cirurgia).

P: Qualquer homem pode fazer a vasectomia?
R: Sim, desde que preencha os pré requisitos necessários (idade, n° de filhos, maturidade, convicção, estar informado, voluntariedade) e que não tenha contra indicações médicas para ser submetido ao ato cirúrgico. É claro que uma consulta médica é fundamental para avaliar.

P: A cirurgia é dolorida?
R: Não, a vasectomia é um procedimento cirúrgico extremamente simples, e é realizada sob anestesia local, tornando assim um evento sem dor.

P: É um procedimento demorado?
R: Normalmente é rápida, dura em torno de 10 minutos, e isto se deve a técnica utilizada (Vasectomia sem bisturi).

P: É necessário estar acompanhado no dia da cirurgia?
R: Por ser um procedimento ambulatorial não há necessidade.

P: Após a cirurgia deve-se voltar imediatamente para casa?
R: O sucesso da cirurgia está diretamente relacionada alguns cuidados pós operatórios, portanto, recomenda-se retornar para casa, aplicar gelo por quatro horas no local da cirurgia e descansar até o dia seguinte, quando estará apto a exercer seu trabalho normalmente.

P: Quantos dias o homem deve ficar afastado do trabalho?
R: Dependendo o tipo de trabalho não há necessidade de afastamento, porém, recomenda-se não realizar esforço físico até a total recuperação.

P: Para quem pratica esportes, quanto tempo deve ficar afastado?
R: O homem vasectomizado pode retomar suas atividades esportivas em 2 semanas.

P: E o retorno a atividade sexual?
R: Pode ocorrer depois de 4 dias da cirurgia, tendo o cuidado de manter o método utilizado antes da cirurgia.

P: Quando deve ser feito o controle?
R: Após 20 ejaculações. Se o exame mostrar azoospermia, ou seja, ausência de espermatozóides, o casal pode abandonar o método temporário.

P: A vasectomia é reversível? Existe a possibilidade de voltar a ter filhos?
R: Toda vasectomia é reversível, porém o retorno à fertilidade depende também de outros fatores. A cirurgia de reanastomose refaz o trajeto do espermatozóide pelo canal deferente. Alem disso existe a possibilidade do uso de técnicas de Fertilização in vitro para obter uma gravidez, portanto, todo homem vasectomizado pode ter filhos novamente.