Pesquisar:
O que é MIRENA®?
MIRENA® é um sistema intrauterino, ou seja, é um artefato de plástico em forma de T que libera um hormônio (desogestrel) de forma continua e controlada através de sua haste vertical.
O SIU é colocado dentro do útero, pelo médico, para fins contraceptivos, para prevenir o aumento anormal do endométrio (camada interna do útero), durante a terapia de reposição com estrogênios na menopausa, e para o tratamento de alguns tipos de sangramento uterino.
Em todas as indicações deve necessariamente ser prescrito, inserido e acompanhado por médico.

Por quanto tempo MIRENA® age?
MIRENA® age eficazmente por até 5 anos consecutivos, desde que esteja corretamente posicionado dentro do útero.

O que pode acontecer com a menstruação com o uso de MIRENA®?
Pode ocorrer ausência de fluxo menstrual em uma porcentagem de usuárias de MIRENA®.
Existe a possibilidade de ocorrência de sangramento irregular no início do uso, sendo que o ciclo é normalizado na maioria dos casos após o período de adaptação, que ocorre nos primeiros 3 a 4 meses, podendo chegar ao período de 6 a 8 meses.
Na presença de sangramento intenso ou acompanhado de sintomas, como por exemplo cólicas, é necessário uma consulta médica para uma avaliação adequada.

MIRENA® pode causar efeitos colaterais?
MIRENA® contém o hormônio levonorgestrel que é liberado dentro do útero em baixas doses. Os efeitos colaterais são mínimos na maioria das mulheres.
Pode existir um período chamado de adaptação, que na maioria das vezes dura de 3 a 4 meses, podendo chegar ao período de 6 a 8 meses.
Neste período podem ocorrer distúrbios menstruais, dores de cabeça, problemas de pele, dor nas mamas, alteração da secreção vaginal, alterações de humor, alteração do desejo sexual e náuseas. Na maioria dos casos, os sintomas de adaptação são leves e de pequena duração.
Em caso de sintomas intensos ou persistentes é necessário uma consulta médica para uma avaliação adequada.

MIRENA® pode aumentar meu peso?
Pesquisas demonstram que a maioria das usuárias de MIRENA® não apresenta quaisquer alterações no peso corpóreo dependentes diretamente do uso do produto.

Se houver desejo de gravidez antes do final dos 5 anos, MIRENA® pode ser retirado?
Sim. Em qualquer momento que houver desejo de gravidez, basta pedir para o seu médico fazer a remoção do MIRENA®.

Mulheres que nunca tiveram filhos podem usar métodos contraceptivos intra-uterinos como MIRENA®?
MIRENA® não é o método de primeira escolha para mulheres que não tiveram filhos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mulheres que nunca tiveram filhos têm contra-indicação relativa para o uso de sistemas intra-uterinos, chamados de SIU, como é o caso de MIRENA®, bem como para dispositivos intrauterinos, chamados de DIU.
Trabalhos científicos recentes têm recomendado que dispositivos intrauterinos podem ser prescritos para mulheres que nunca tiveram filhos. Recomendamos que converse com seu médico, para avaliação adequada.

É possível MIRENA® deslocar-se ou sair do lugar?
Da mesma forma que acontece com os DIUs, é pouco provável que isto ocorra. Entretanto, mecanismos contraceptivos intrauterinos não estão livres de sofrerem deslocamento ou até de serem expulsos espontaneamente, seja de forma parcial ou completa.
Aumento incomum do fluxo menstrual ou cólicas intensas e não habituais podem ser sinais de que o DIU ou o sistema intrauterino MIRENA® deslocou-se ou foi expulso. Desta forma, é recomendável que se associe pelo menos um método contraceptivo de barreira, por exemplo, camisinha, até que o médico seja consultado.

MIRENA® pode ser utilizado durante a amamentação?
MIRENA® pode ser utilizado durante o período de amamentação, devido ao tipo de hormônio que ele contém.
Recomendamos que converse com seu médico, pois somente ele poderá avaliar qual é o método mais adequado para você neste período.

O procedimento para inserção ou retirada de MIRENA® é doloroso?
Em geral, o procedimento para a inserção de MIRENA® é bem tolerado, feito no consultório médico e dura poucos minutos, porém pode ocorrer leve sensação de desconforto na região inferior do abdômen, tipo cólica menstrual. Em condições normais estas dores tendem a desaparecer em pouco tempo.
O procedimento para remoção é ainda mais simples e requer menos tempo. Pode ocorrer sensação de desconforto leve nas primeiras horas.
Se seu médico julgar necessário, podem ser indicados medicamentos para diminuir a sensação de dor nestas situações.

Equipamentos de estética podem ser utilizados durante tratamento com MIRENA®?
MIRENA® não contém partes metálicas, não havendo, portanto, contraindicação ao uso de equipamentos de estética de um modo geral.
Recomendamos que converse com seu médico e, se necessário, contato com o fabricante do equipamento, para verificar a possibilidade de utilização durante o uso de MIRENA®.

Posso utilizar absorvente interno com o uso de MIRENA®?
Absorventes internos podem ser utilizados com cautela, realizando as trocas de forma a não puxar os fios de MIRENA®.

Quando começo a contar com a eficácia contraceptiva de MIRENA®?
A eficácia contraceptiva tem início logo após a inserção de MIRENA® dentro do útero.
O posicionamento de MIRENA® no interior do útero é extremamente importante para assegurar a eficácia do medicamento.

Quanto tempo após a inserção de MIRENA® posso ter relação sexual?
A eficácia contraceptiva tem início logo após a inserção de MIRENA®, porém, é aconselhável aguardar 24 horas após a inserção antes de ter relação sexual, para permitir um descanso ao corpo.

Os fios do MIRENA® podem ser sentidos durante relação sexual?
Nem a usuária nem o parceiro devem sentir o MIRENA® durante uma relação sexual. Se isso ocorrer, recomendamos a utilização de um método de barreira até que o médico verifique se o sistema está corretamente posicionado.

Qual a eficácia de MIRENA® em prevenir uma possível gravidez?
Nenhum método contraceptivo é 100% eficaz.
Os produtos hormonais destinados à contracepção tais como MIRENA®, estão entre os métodos mais confiáveis, apresentando eficácia próxima de 99%, desde que seja feito o uso corretamente.
Lembramos que o uso de camisinha previne contra Doenças Sexualmente Transmissíveis.


Ref:https://pharma.bayer.com.br/pt/produtos/produtos-bulas/visualiza-produto.php?codigo=mirena

Atualizado em Agosto 2016.