Pesquisar:
A cefaléia como qualquer outra dor é um sintoma comum e pode ter várias causas. O sintoma cefaléia pode ocorrer isoladamente como, por exemplo, em uma crise de enxaqueca ou como parte de uma doença em evolução como, por exemplo, uma neoplasia cerebral ou uma infecção pulmonar.

A cefaléia ou dor de cabeça é uma das queixas mais freqüentes na prática médica do dia-a-dia e constitui um importante problema de saúde pública no mundo inteiro.

Estima-se que mais da metade da população apresenta algum tipo de cefaléia em alguma fase da vida.

Esse tipo de queixa constitui uma das causas mais freqüentes de absenteísmo, de sorte que seu impacto socioeconômico é muito grande.

Estudos epidemiológicos demonstram que 76% das mulheres e 57% dos homens apresentam ao menos um tipo de cefaléia significativa em algum momento da sua vida, e que a prevalência de dor de cabeça aumenta de 39% aos 6 anos para 70% aos 15 anos.

Estima-se que ocorram 1 milhão de dias de faltas escolares e cerca de 150 milhões de ausência ao trabalho ao ano decorrentes da cefaléia nos Estados Unidos da América.

Referências:
- L Fernando Ortiz; Edgard Raffaelli Jr e col., “Cefaléias Primárias: Aspectos Clínicos e Terapêuticos”. (2ª Edição). São Paulo: Editora Zeppelini, 2002.

- Abouch Valenty Krymchantowski. “Cefaléias Primárias: como diagnosticar e tratar: abordagem prática e objetiva” ; – São Paulo : Lemos Editorial, 2002.

- Manoel Jacobsen Texeira, João Augusto Bertuol Figueiró. “Dor : epidemiologia, fisiopatologia, avaliação, síndromes dolorosas e tratamento” Grupo Editorial Moreira Jr., 2001.


Informação atualizada em 01/04/2013