Pesquisar:
Como visto em outros tópicos, a Enxaqueca é a manifestação clínica de alterações funcionais ocorridas no encéfalo, que tem sua origem em um distúrbio vascular junto ao sistema nervoso central.

Na visão da medicina biológica a Enxaqueca deve ser tratada sob 2 frentes, a primeira na solução dos sintomas (dor, distúrbios gastrointestinais, etc) e no tratamento da crise e na segunda buscando o equilíbrio metabólico funcional do organismo

Os sintomas devem ser tratados com o uso de analgésicos, anti-eméticos e tranqüilizantes, e a crise com medicamentos que atuem inibindo a dilatação de vasos meníngeos quanto reduzindo a ativação neural anormal.

O equilíbrio metabólico funcional se obtém com um adequado programa de desintoxicação, aonde através do uso de ações dietético-terapêuticas se promove a estimulação dos órgãos de drenagem (intestinal, renal, circulatório), além de promover a adequada modulação funcional do organismo.

Para tanto podemos utilizar medicamentos alopáticos, fitoterápicos e antihomotóxicos (complexos homeopáticos).

A Acupuntura por atuar tanto no equilíbrio funcional como na modulação de inúmeros neurotransmissores se coloca como uma excelente ferramenta terapêutica podendo ser utilizada de forma isolada ou associada a outras estratégias dietético-medicamentosas.

Por outro lado, recomendamos inúmeras ações gerais com o objetivo de minimizar as crises, como por exemplo:

- Compressão das artérias temporais
- Aplicação de gelo ou spray gelado na têmpora
- Escalda-pés quente, mais toalha fria na cabeça
- Banho de contraste (quente - frio)
- Técnicas de bio-feedback
- Inalação de O2 puro (5-7 L/min por 15 - 20 min.)
- Respiração em saco plástico (por 5 - 8 min.) ou de carbogênio
- Indução de sono não medicamentoso (crianças)

O importante é que o tratamento da Enxaqueca deve ser individual não havendo fórmula mágica.

Cada indivíduo tem um tipo de resposta, portanto, o remédio que deu certo para uma pessoa pode não dar certo para outras.



Atualizado em 01/04/2013