Pesquisar:
1 - O que é a Acupuntura?

É um método terapêutico utilizado no oriente há mais de 4.000 anos. Originária da China foi, incorporada á terapêutica médica em outros países asiáticos: Japão, Coréia e Vietnã, e consiste na estimulação dos meridianos através da pele. Ela em conjunto com outras terapias, como por exemplo, fitoterapia chinesa, o Tai Chi Chuan, hábitos alimentares, etc constitui a chamada Medicina Tradicional Chinesa.


2 - Qual o significado da palavra Acupuntura?

Sua origem é latina, acus significa agulha, punctura significa puncionar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos específicos do corpo.


3 - O que são meridianos?

São linhas, anatomicamente não identificáveis, porém, funcionalmente presentes, distribuídas pelo corpo, por onde flui a chamada "energia vital - Qi". Conectam os órgãos internos com o exterior. O ponto da Acupuntura nada mais é que o local aonde se acessa o Meridiano


4 - De que material se constitui as agulhas?

As primeiras agulhas eram feitas de pedra, e foram utilizadas para perfurar abcessos, drenar o pus e eliminar o sangue, sendo substituídas por agulhas feitas de ossos, e por fim feitas de metal, atualmente de aço inoxidável, prata ou ouro, tendo diversos tamanhos e diâmetros.


5 - Há necessidade das agulhas serem descartáveis?

Sim, por várias razões, primeiro porque está provado que as agulhas não estéreis podem transmitir doenças infecto contagiosas (hepatite, AIDS, infecção local, etc), em segundo porque os processos de esterilização caseiros não conferem a segurança necessária, em terceiro porque apesar do indivíduo utilizar suas agulhas nada garante a eficácia da esterilização, em quarto porque a ponta da agulha se torna romba com o tempo e por fim, porque o Ministério da Saúde proíbe sua reutilização.


6 - Os pontos só são estimulados por agulhas?

Não, pode-se conectar as agulhas a um equipamento de estimulação elétrica, o que caracteriza a ELETROACUPUNTURA, ou substituir as agulhas por sementes ou raio laser. Pode-se também estimular o ponto com calor (moxa ou luz) ou através de sucção (ventosa).


7 - Como a acupuntura age?

Nosso organismo é formado de matéria e energia. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, a parte energética, circula nos meridianos e nos mantém sadios. Quando ocorre uma alteração no fluxo energético, se estabelece a doença.

Estudos demonstraram que a acupuntura estimula a produção de neurotransmissores (substâncias sintetizadas pelas células nervosas, que atuam no cérebro, na medula espinal e nos nervos periféricos) que irão atuar na dor, tanto por um efeito analgésico, como por um relaxamento muscular. Além desta ação local, a acupuntura ativa a circulação do cérebro, em especial o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando em um aumento da função imunológica, como também, aumentando a concentração de endorfinas e de serotonina no líquor.


8 - A acupuntura serve para tudo?

Não. Como qualquer outra terapia, tem suas limitações, podendo melhorar ou até curar diversas doenças. Por outro lado, ela pode ser complementar a outras especialidades médicas, porém, é importante ressaltar que a Acupuntura não recupera estruturas anatômicas lesadas.


9 - Quais as doenças que podem ser tratadas pela acupuntura?

A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura está indicada, como por exemplo:

· Sinusite

· Rinite

· Amigdalite

· Bronquite

· Asma bronquica

· Odontalgia

· Dor pós extração dental

· Faringites

· Espasmos esôfago / cárdia

· Soluços

· Gastrite

· Hiperacidez gástrica

· Colites

· Constipação

· Cefaléias

· Enxaqueca

· Neuralgia do trigêmeo

· Paralisia Facial

· Paralisia Pós AVC

· Neuropatia periférica

· Vertgens

· Bexiga neurogênica

· Enurese noturna

· Neuralgia intercostal

· Bursite

· Epicondilite lateral

· Ciática, lombalgia

· Artrite reumatóide.

· Fibromialgia

· Miofascialgia


10 - A Acupuntura é uma ciência?

Sim, com a integração da Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa) à Medicina Ocidental foram criados muitos centros de pesquisas, aonde são investigados os mecanismos da Acupuntura.


11 - Existe mais de um tipo de Acupuntura?

Como método terapêutico não, continua sendo a agulha inserida na pele. O que varia é o local de aplicação e a técnica de manipulação. Como a Acupuntura é milenar, seu conhecimento se difundiu inicialmente pelo Oriente, depois no Ocidente, surgindo as variantes desta técnica. Assim a escola chinesa, que dentro da própria China varia de região para região, originou outras escolas: coreana, vietnamita, japonesa, francesa e alemã.


12 - Existe uma técnica de Acupuntura melhor que outra?

Não. Todas são efetivas. Porém, os resultados estão intimamente relacionados ao conhecimento, à experiência de cada médico e a sensibilidade do paciente.


13 - A Acupuntura é medicina alternativa?

Não, desde 1995 a Acupuntura é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina. Só pode ser praticada por médico devidamente capacitado.


14 - A Acupuntura pode ser associada a medicamentos?

Não há nenhuma restrição quanto ao uso de medicamentos com a acupuntura. O importante é seguir as recomendações médicas de cada especialidade.


15 - A Acupuntura pode ser feita com outras terapias?

Sim. Não existe nenhuma restrição quanto a associação com outras terapias como: fisioterapia, alopatia, homeopatia, etc.


16 - A Acupuntura causa efeitos colaterais?

Não, a Acupuntura não provoca nenhum efeito colateral, nem interage com qualquer medicação que o paciente estiver utilizando.


17 - Como é a consulta de Acupuntura?

À semelhança da consulta médica convencional, na consulta de Acupuntura se entrevista o paciente. colhe-se informações sobre suas queixas, antecedentes pessoais, familiares e hábitos, sendo examinado de acordo com a propedêutica médica convencional. Se solicitam exames complementares, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico médico, sendo que o objetivo final é integrar a medicina chinesa com a ocidental, procurando estabelecer um programa terapêutico como um todo.


18 - Como é uma sessão de acupuntura?

Tendo por base o diagnóstico, são inseridas agulhas na pele em pontos selecionados, numa profundidade que varia de 0,5 a 3 cm, os pontos usados podem variar de acordo com os sintomas, não havendo obrigatório repetir os pontos entre as sessões. O paciente pode estar deitado ou sentado.


19 - Quanto tempo dura um sessão de Acupuntura?

A partir de 10 minutos já se observam resultados terapêuticos efetivos, não havendo benefícios adicionais acima de 30 minutos. sendo a média em torno de 15 a 20 minutos.


20 - Quantas sessões são necessárias?

Depende da patologia. Se a doença é aguda poucas sessões, se é crônica, o tempo é indeterminado. Não podemos esquecer que resposta terapêutica é individual. Quanto a periodicidade, se faz de 1 a 3 sessões por semana. Excepcionalmente pode se fazer diariamente.


21 - A Acupuntura faz efeito de imediato?

Depende da patologia. Existem situações onde em uma única sessão se obtém o resultado desejado, o que não é o habitual. Em geral se espera um resultado favorável nas primeiras sessões, caso isto não ocorra recomenda-se uma revisão do caso clínico.


22 - A Acupuntura serve para emagrecer?

Isoladamente não, porém o agulhamento de determinados pontos, tem a capacidade de acalmar a mente, estimular a diurese, reduzir a ansiedade, e normalizar funções gastrointestinais, o que associado a um programa de emagrecimento que inclua orientação nutricional, desintoxicação (uso de substâncias fitoterápicas ou homeopáticas), atividade fisica e motivação pessoal, terá todos os ingredientes para atingir seu objetivo.


23 - O que é Acupuntura Auricular? (Orelha)

É um técnica de tem por objetivo a harmonização do corpo através da estimulação de pontos distribuídos pelo pavilhão auricular (agulha, semente, laser). É utilizada tanto para fim diagnóstico como terapêutico, e não deve ser utilizada de maneira isolada, pois sua ação se dá sobre os sintomas e não promove a reversão do processo de adoecimento. Está indicada como complementar pois potencializa a Acupuntura sistêmica.


24 - A Acupuntura serve para tratar vícios?

Isoladamente não, porém, como dito anteriormente associada a outras terapêuticas (alopatia, fitoterapia, homeopatia, psicoterapia, etc) é possível obter resultados satisfatórios. É importante ressaltar que dependendo do vício é indispensável o apoio de outros profissionais.


25 - Existe Acupuntura de manutenção?

Sim, porque existem doenças crônicas.


26 - A Acupuntura provoca dependência física ou psíquica?

Não, já que não existe nenhuma substância química nas agulhas.


27 - A agulhas usadas na Acupuntura doem?

Normalmente não. As agulhas são muito finas e sua ponta é arredondada , por isso não machucam a pele como as agulhas de injeção, cuja a ponta é mais grossa e cortante. Porém, o modo de sentir dor é individual. Depende da sensibilidade de cada pessoa. Pode se sentir no momento do agulhamento uma sensação de choque e/ou a sensação da penetração da agulha. Após isso a agulha não deve mais incomodar.


28 - Existe preparo para a Acupuntura?

Não. Alguns cuidados elementares devem ser seguidos:

· Não estar em jejum.

· Não ingerir bebidas alcoólicas antes da sessão.

· Evitar exercícios físicos antes da sessão.

· Estar com a pele limpa.

· Usar roupas confortáveis e folgadas.

· Não interromper o uso da medicação habitual (anti hipertensivos, diuréticos, etc.).


29 - Como devo me portar durante uma sessão de Acupuntura?

Com serenidade, relaxado, deixando fluir a energia. Desfrute este momento de paz e para sua tranqüilidade, desligue o seu celular, para não ser incomodado.


30 - Como devo me portar após uma sessão de acupuntura?

· Apesar de poder estar sem dor não ultrapasse seu limite, não abuse.

· O recomendável não praticar atividades físicas.


31 - Vou ter alguma reação após a acupuntura?

Normalmente não. Porém pode ocorrer:

· sonolência

· equimose (roxo na pele)

· discreto sangramento no local no momento da retirada a agulha.

· dor discreta no ponto agulhado.

· coceira no ponto.

· hiperemia (vermelhidão) no local agulhado


32 - Posso interromper as sessões propostas para o tratamento?

O número de sessões indicada, segue um protocolo previamente estudado e que corresponde ao necessário para atingir o resultado desejado, portanto, não interrompa seu tratamento.